sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lagoas do Litoral Norte do RS são tema de exposição em Porto Alegre

Prezados,
 
Segue links enviados pela Sra. Miriam Claussen, do Banrisul, referente a uma exposição itinerante coordenada por ela sobre as lagoas do Litoral Norte Gaúcho.
 
O Comitê aderiu a exposição compondo um banner com nossas informações.
 
Em breve a exposição estará "rodando" novamente pelas agências do Banrisul do Litoral.
 
Atenciosamente,
 
 

Tiago Lucas Corrêa
Secretário Executivo 
51 85121012

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí
Av. Marechal Floriano, 920 - sala 210- Osório/RS 
51 36632530

 

           
 
 
O site Globo.com (G1-RS – editoria Nossa Terra) publicou a matéria sobre a exposição das lagoas do Litoral Norte (vide abaixo). Seguem os outros sites que publicaram sobre a exposição. O último foi na inauguração da mesma, que ocorreu em outubro/2012, em Osório:
 
Globo:
 
Governo do Estado:
 
Secretaria Geral de Governo do estado:
 
Jornal Rota do Mar, Osório (outubro):
 
 
 
12/06/2013 21h54 - Atualizado em 12/06/2013 21h54

Lagoas do Litoral Norte do RS são tema de exposição em Porto Alegre

Região abriga mais de 40 lagoas entre Balenário Pinhal e Torres.
Mostra vai até o dia 28 de junho na agência central do Banrisul.

Do G1 RS
 
Mostra pode ser conferida até o dia 28 de junho.
(Foto: Aline Machado/Divulgação)
As lagoas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul são tema de uma exposição em Porto Alegre. A mostra itinerante que já percorreu diversos municípios do estado pode ser conferida na agência central do Banrisul (Rua Capitão Montanha, nº177, Centro), das 10h às 16h, até 28 de junho.
A mostra é composta por nove painéis que abordam diversos aspectos das lagoas, como a biodiversidade, geografia e história. Textos explicam a formação geológica da região, desde a era Mesozoica até os dias atuais, a história da navegação lacustre entre Osório e Torres e o transporte integrado por trem até Palmares do Sul, no início do século XX.
Ao todo, existem mais de 40 lagoas localizadas entre o Balneário Pinhal e Torres, entre elas as lagoas Itapeva, Barros, Quadros e Tramandaí. A região apresentada uma grande biodiversidade da flora e da fauna, com variedade aproximada de 120 espécies de peixes, além de uma vegetação característica que vai da úmida à seca.
A iniciativa é uma parceria do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. Essa entidade desenvolve um trabalho articulado com a ONG Ação Nascente Maquiné nas comunidades locais.
 

As informações são destinadas exclusivamente à(s) pessoa(s) indicada(s), sendo que os dados podem ser confidenciais
e não podem ser alterados, copiados, divulgados, utilizados, parcial ou totalmente, por pessoas não autorizadas,
sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja o destinatário providencie a exclusão da mensagem e do(s) anexo(s)
e notifique o remetente da ocorrência. O uso impróprio desta será tratado de acordo com as normas da empresa e da
legislação em vigor. Por fim, essa mensagem e anexo(s) não reflete(m) necessariamente o juízo do Banrisul.

The contents of this message is intended only to the addressees, and it may contain confidential information
which cannot be edited, copied, published, used, partially or totally, by unauthorized people, being
its secrecy protected by law. If you are not the intended recipient of this message, delete this message and its attachments
and notify this event to its sender. The improper use of this will be treated according to company policies
and current legislation. Finally, this message and its attachments do not necessarily reflect the views of Banrisul.


terça-feira, 4 de junho de 2013

Osório - Projeto ambiental promove teatro e contação de histórias na escola



Projeto ambiental promove teatro e contação de histórias na escola
Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, os alunos da Escola Municipal Ângelo Gamba, da Borrússia, participaram de atividades lúdicas, como oficina de teatro, contação de histórias e brincadeiras interativas, com a arte-educadora e atriz Bárbara Camargo.  Num ambiente de descontração e alegria, os jovens se divertiram e aprenderam um pouco mais sobre como tratar o meio ambiente onde vivem e se relacionar com as pessoas de forma pacífica e harmoniosa. O evento, realizado no dia 03/06, faz parte do projeto "Ações Ambientais nas Unidades de Conservação", desenvolvido pela Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte, (Rede EALN-RS), com o patrocínio do Ministério Público e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Osório (CONSEPRO).
Para prestigiar o projeto ambiental, o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Antônio Marculan, juntamente com a respresentante da Secretaria de Educação, Cássia Martins, foi até a escola e conversou com os alunos, professores e coordenadores das atividades. Em nome das Secretarias de Turismo e da Educação, e da Consepro que são parceiras do projeto, Marculan explicou que uma parte dos recursos provenientes das multas ambientais são reaplicados em projetos como este e revertidos para beneficiar a comunidade.
No mês de maio, o projeto também realizou palestras, conversas e plantios de mudas nativas com os alunos e a comunidade escolar para conhecerem melhor os aspectos ambientais da região onde vivem e que faz parte da importante Área de Proteção Ambiental (APA) de Osório.
O projeto também conta com os apoios do Horto Florestal do Litoral Norte que doou as mudas,  da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE),Comitê da Bacia Hidrográfica do Tramandaí, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Osório, 1º Batalhão Ambiental, 8º BBM, CORSAN e CEEE.
Mais informações, pelo email: rededeealn@gmail.com
Agradecemos a divulgação desse importante projeto ambiental,
Abs
Simone Moro