quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Enc: Notícias Salto do Yucumã

 




Conselho Nacional acolhe sugestão da Sema e vai analisar conflito entre geração de energia e turismo
Publicação: 11/12/2015
Fonte: www.sema.rs.gov.br

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos acolheu manifestação encaminhada pelo Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), e vai analisar o conflito entre geração de energia e o comprometimento do turismo no Salto do Yucumã, maior queda d'água em extensão do mundo, localizada no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, noroeste do Estado
Recentemente, em outubro passado, o diretor do DRH Fernando Meirelles, havia solicitado ao CNRH que regulamente o uso da água para a geração de energia elétrica sem inviabilizar a visualização do Salto do Yucumã.
O diretor explica que o sistema de geração de energia elétrica instalado na bacia do rio Uruguai interfere diretamente nas condições naturais do Salto, principal atividade turística da região, e que por estar localizado na divisa com a Argentina é de domínio federal, cabendo ao Ministério do Meio Ambiente a competência para solucionar o impasse.
Tradicionalmente o Salto do Yucumã era plenamente visível nos meses de estiagem e só era transponível por balsas durante o inverno. Agora, o Salto fica parcialmente encoberto durante o dia e mais visível à noite. Ao longo da semana, o Salto é mais visível nas segundas-feiras, justamente no dia em que o Parque está fechado para manutenção. Conforme sugestão do diretor da Sema, o Conselho Nacional convidará as partes envolvidas para participar da primeira reunião que ocorrerá inicialmente na Câmara Técnica de Análise de Projetos, antes de ser encaminhado à plenária do Conselho.
Salto do Yucumã - O Salto do Yucumã é o maior conjunto de quedas d'água longitudinal do planeta. Os saltos se dão ao longo de 1.800 metros e atingem uma altura de até 20 metros. Fica localizado na unidade de conservação do Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, no noroeste do Rio Grande do Sul e sudeste do município de San Pedro, na província argentina de Missiones. Um passeio pelo Parque possibilita observar como convivem harmoniosamente mil formas de vida: árvores, arbustos, cipós, trepadeiras, plantas que crescem umas sobre as outras, junto a aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios num equilíbrio natural.



Secretaria Executiva do Conselho de Recursos Hídricos - CRH/RS
Av. Borges de Medeiros, 261 - 12º andar 
Centro Histórico - Cond. Edificio União
90020-021 - Porto Alegre-RS
Tel 51  3288-8142 



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal

 




 
 
Que as energias positivas do natal fluam em sua vida durante todo o ano de 2016.
 
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí
 
 






segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Enc: Reunião Almoço - Saneamento Ambiental em Foco

 

ABES-RS
Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2015
***
Qualquer dificuldade em ver a imagem, clique aqui



Caso não deseje mais receber nossos releases, por favor solicite aqui o CANCELAMENTO.


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Newsletter Abes-RS 23

 
PlayPress Assessoria de Imprensa
Edição: 23 | Mês: 11/2015 
A boa gestão de áreas contaminadas é fundamental para preservar o ambiente
Profissionais, entidades e empresas ligados ao meio ambiente estiveram reunidos, durante dois dias, no Hotel Continental, em Porto Alegre, discutindo a gestão de áreas contaminadas no Brasil. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), o III Seminário Sul-Brasileiro de Gerenciamento de Áreas Contaminadas teve casa lotada para debater rumos e novas tecnologias ligados ao tema.

.....[leia mais]

Projeto RESsanear é destaque da reunião almoço Saneamento Ambiental em Foco
Promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Projeto RESsanear oferta aos municípios um alerta da necessidade de elaborar planos de saneamento e resíduos. E será o tema de mais uma edição da Reunião Almoço "Saneamento Ambiental em Foco", iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), que ocorrerá no dia 20 de novembro, às 12h, no Hotel Continental, Largo Vespasiano Veppo, n° 77, no Centro de Porto Alegre (RS). O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Daniel Martini, será o palestrante do encontro.

.....[leia mais]

Conhecidos os vencedores do 2º Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental
O Centro Histórico Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, foi palco, na noite de terça-feira (27/10) da solenidade de entrega do 2º Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental, iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem. Foram premiadas as melhores matérias produzidas, no último ano, sobre o meio ambiente.

.....[leia mais]

Novas práticas e tecnologias auxiliam no gerenciamento de áreas contaminadas
Considerado como um marco na discussão do tema o III Seminário Sul-Brasileiro de Gerenciamento de Áreas Contaminadas reuniu poder público, empresas, profissionais e entidades ambientais. A pauta central dos debates realizados no Hotel Continental, em Porto Alegre, foi a discussão de rumos e novas tecnologias na gestão de áreas contaminadas.
.....[leia mais]

Reunião Almoço Saneamento Ambiental em Foco
Data: 20 de novembro
Local: Hotel Continental

Ciclo de Debates Repensando o Desenvolvimento Sustentável
Tema: Logística Reversa
Data: 26 de novembro
Local: FGV

Logística reversa: aspectos legais e situação no Rio Grande do Sul
Data: 27 de novembro
Local: Auditório Mercosul - Pelotas/RS

IV Diálogos do Saneamento
Data: 1º de dezembro de 2015
Local: Senge-RS

Home Facebook Twitter
Caso não deseje mais receber o nosso informativo, por favor solicite o seu cancelamento.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Enc: Evento GIAL 2016: II Congresso Ibero Americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais


 
 
 

?
 
 




Seminário "Cuidar da água é cuidar da saúde"

 




 
Participe do Seminário Cuidar da água é cuidar da saúde
 
 
 
 
Para estimular a reflexão e a sensibilização sobre questões relacionadas à água, saúde e ambiente, a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará o seminário Cuidar da água é cuidar da saúde. O evento ocorre no dia 13 de novembro, às 13h30, no Hotel Embaixador, e abordará o cuidado na prevenção de doenças, as dimensões do saneamento e as interfaces com o processo saúde-doença.
 
Organizado pela Vigilância da Qualidade da Água/CGVS/SMS, o evento coloca a questão da água no centro da reflexão sobre uma nova cultura para a promoção da saúde ambiental, que considera a universalização do saneamento - acesso à água tratada, coleta de resíduos, tratamento de esgoto e drenagem urbana -, a preservação dos recursos hídricos e das áreas verdes dos arroios urbanos fatores fundamentais para a saúde e a qualidade de vida das populações.
 
Para participar: O seminário é aberto ao público em geral e tem vagas limitas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail aguas@sms.prefpoa.com.br, informando nome completo, CPF, órgãos/setor e e-mail.
 
 
Confira abaixo a programação:
 
 
 
 
______________________________________________________________