Osório
A Escola Municipal Ângelo Gamba, localizada no Morro da Borrússia, foi selecionada para participar das atividades do projeto Ações Ambientais nas Unidades de Conservação (UCs) que acontecem nos dias 20, 27 de maio e 03 de junho. O projeto é promovido pela Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte do RS (Rede EALN-RS), com o patrocínio do Ministério Público e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Osório (CONSEPRO).
Através de palestras, oficinas, trilhas, plantios de mudas e atividades lúdicas, os alunos, professores e a comunidade estão conhecendo melhor os aspectos ambientais da região onde vivem e que faz parte da importante Área de Proteção Ambiental (APA) de Osório. De acordo com o professor de geografia Fabiano de Souza Marques, a comunidade precisa se identificar com o lugar onde mora e se sentir valorizada, para então compreender a importância de ajudar na conservação e preservação ambiental. O professor esteve na escola fazendo a palestra "Bioma Mata Atlântica", no dia 20 de maio. Ele explanou sobre o processo de formação geológica dos morros da região, sobre as belezas naturais e da rica fauna e flora local que tanto atraem pesquisadores e turistas de diversos estados e países.
Nesse mesmo dia, a geógrafa e coordenadora da Rede EALN-RS, Luciana Dalsasso, apresentou o trabalho da Rede que, desde 2002, vem realizando cursos, oficinas e ações de fortalecimento desse grupo de educadores e multiplicadores ambientais. À tarde, Cássia Virgínia Martins, da Secretaria Municipal de Educação de Osório, mostrou em sua palestra que os agrotóxicos trazem prejuízos à saúde humana e ambiental. Ela destacou a importância de descartar recipientes vazios de agrotóxicos em locais de coleta adequados, como nos eventos de arrecadação que o município promove. "Não é preciso ter medo de levar as embalagens, não são aplicadas multas ou punições", explicou.
Para fechar a programação, a bióloga Juliana Hogetop e coordenadora da Rede, apresentou dicas de como fazer uma horta ecológica na escola em formato circular demandala. "A horta é um espaço onde se pode aprender sobre questões ambientais, sociais, alimentares e nutricionais", enfatizou.
Ivanir da Silva, mãe de aluno, gostou muito das palestras e parabenizou a escola pelo evento. O Sargento Monteiro da Patrulha Ambiental (1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar) também participou das atividades e se colocou à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas e dar informações sobre legislação ambiental.
O projeto conta com os apoios da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Horto Florestal do Litoral Norte, Comitê da Bacia Hidrográfica do Tramandaí, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Osório, 1º Batalhão Ambiental, 8º BBM, Agência de Desenvolvimento do Litoral, CORSAN e CEEE.
Mais informações, pelo email: rededeealn@gmail.com
Simone Moro – Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário