Para dar continuidade ao projeto de despoluição do Sistema Lagunar Norte do Rio Grande do Sul, uma equipe da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável liderada pela secretária Ana Pellini viaja no próximo dia 12 de outubro para o Japão. O objetivo do intercâmbio é garantir a qualidade da água nas lagoas gaúchas localizadas entre o Rio Mampituba e a Praia do Pinhal.
O Sistema Lagunar do Litoral Norte corresponde a Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, possui três mil quilômetros quadrados de superfície e uma população fixa de 240 mil pessoas que ultrapassa os 500 mil nos meses de verão. ¿Os tradicionais estudos de proteção desenvolvidos pelos japoneses vão nos auxiliar a evitar a degradação das águas das nossas lagoas¿, afirmou a secretária.
Outro tema que o Estado buscará ampliar conhecimento técnico é com relação ao repovoamento de peixes. A pesca do bagre, por exemplo, é proibida no Estado porque o peixe está na lista dos animais ameaçados de extinção. Com técnicas adequadas para a produção de alevinos (peixe recém saído do ovo), o peixe poderá voltar a fazer parte da biodiversidade dos rios. Estas ações visam cumprir metas ajustadas junto à ANA.
A compatibilidade da convivência de atividades agrícolas de forma sustentável em área protegidas, como ocorre com o plantio de arroz irrigado junto ao Parque Estadual Delta do Jacuí e à APA do Banhado Grande será outro tema que a equipe gaúcha tratará com os japoneses. À convite da prefeitura de Tóquio a equipe visitará ainda o sistema de tratamento de resíduos sólidos.
Acompanham a secretária Ana Pellini, a secretária adjunta Maria Patrícia Möllmann, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema Fernando Meirelles e o diretor técnico da Fepam Gabriel Ritter.
Fonte: FEPAM / SEMA
Fone: (51) 32888114 / 8115
Nenhum comentário:
Postar um comentário