segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projetos apresentados no III Curso de Educação Ambiental do Litoral Norte, em Capão da Canoa.

1 - O projeto Destino solidário do lixo pretende fomentar a geração de renda, através da reutilização do lixo. As professoras, Clara Amaral e Deizi Giacomelli, querem arrecadar recursos para a realização da terceira fase do curso de EA do Ceclimar, a ser realizado com os alunos da 8ª série da escola municipal Leopoldina da Silveira de Capão da Canoa.

2 - O Projeto Enfeitando Capão propõe a revitalização da praça pública no bairro Santa Luzia de Capão da Canoa, através de arborização e jardinagem, com mandala de flores e pracinha ecológica, envolvendo os moradores locais. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, através da preservação ambiental e do fortalecimento de vínculos comunitários.

3 - O projeto Educando na Mata visa revitalizar o espaço desativado na área da escola Rural de Osório e criar um centro de educação ambiental. A proposta dos estudantes Tanise e Júlio, da professora Taís e de Giogio da Ong Folha Viva Ambiental, é oferecer trilhas ecológicas orientadas, construções alternativas, com princípios da permacultura, geração de energia elétrica por meio de roda d’água, tendo como público alvo estudantes do ensino médio.

4 - O projeto Repensando a Vida, apresentado pela professora Catiúscia da escola de Rondinha tem o objetivo de visualizar os impactos do lixo no ambiente escolar e de sensibilizar os alunos para o consumo consciente. Prevê também a retomada da venda de materiais recicláveis e a reestruturação da composteira.

5 - Construindo nossa horta é o projeto de Carolina e Tânia, para a escola municipal Olavo Bilac, de Imbé. O objetivo é envolver os alunos, funcionários e professores a construir a horta e incluir a alimentação orgânica na merenda.

6 - As professoras da escola estadual Cônego Pedro Osório, Patrícia e Analice, apresentaram o projeto Mãos dadas com o meio ambiente: Alimentação nutritiva e saborosa. O objetivo é promover a conscientização ambiental e estimular bons hábitos alimentares. Desta forma, propõe que a horta faça parte do currículo escolar, envolvendo pais, alunos e professores.

7 – A professora Maria de Fátima, representando a escola estadual de Dom Pedro de Alcântara, apresentou o projeto Semear que será desenvolvido em três anos. Inclui a construção de horto com espécies nativas de madeira de lei, para reflorestar as margens de rio e nascentes. Com apoio da Emater-RS e dos agricultores, pretende orientar os alunos para a preservação ambiental.

8 - O Programa de recuperação e conservação de solos agrícolas foi apresentado pelo técnico Wilmar, pelo agricultor Édson e pelas estudantes de ciências biológicas, Elisangela e Camila. A proposta é promover condições sustentáveis de permanência do agricultor no meio rural, a custo baixo e produtividade alta. Através de práticas de manejos sustentáveis, reduz o impacto sobre solos, recupera a fertilidade e a capacidade produtiva do solo. O projeto prevê a criação de cinco unidades demonstrativas em propriedades para divulgação das práticas conservacionistas.

9 - Projeto Arte e vida relaciona a arte com a educação ambiental. Será desenvolvido em Dom Pedro de Alcântara e propõe geração de renda, através da arte reciclagem para captar recursos. Inclui atividades de realização de papel reciclado, cartões, trilha ecológica, horta, mandala, dinâmicas de conscientização, entre outras.

10 – Lucinara e Nelci, funcionárias da escola estadual Moschette, de Capão da Canoa apresentaram o Projeto Horta Medicinal. O objetivo é oferecer aos alunos o conhecimento e os benefícios das plantas e construir com os estudantes canteiros de ervas medicinais para utilização como medicina preventiva.

11- A professora Elsa Tavares, do Instituto Riachuelo, de Capão da Canoa, trouxe o Projeto Arborize-se. A proposta, que já está em desenvolvimento, é revitalizar o pátio da escola com floreiras em pneus, ervas medicinais, além de plantio de árvores nativas no lugar das casuarinas.

3 comentários:

  1. Pessoal do curso a rede já fez duas reuniões e encaminhou uma agenda e calendário das ações de EA para o verão.Se vocês tiverem alguma idéia, favor entrar em contato pelo e-mail da rede!!!!Um grande abraço Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Nossa lagoa está poluída quem pode fazer alguma coisa , largaram muitas fezes ?

    ResponderExcluir