quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Recursos da Agência Nacional de Águas possibilitam ida de equipe da Sema ao Japão

-Recursos da Agência Nacional de Águas possibilitam ida de equipe da Sema ao Japão

 

Para dar continuidade ao projeto de despoluição do Sistema Lagunar Norte do Rio Grande do Sul, uma equipe da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável liderada pela secretária Ana Pellini viaja no próximo dia 12 de outubro para o Japão. O objetivo do intercâmbio é garantir a qualidade da água nas lagoas gaúchas localizadas entre o Rio Mampituba e a Praia do Pinhal.

O Sistema Lagunar do Litoral Norte corresponde a Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, possui três mil quilômetros quadrados de superfície e uma população fixa de 240 mil pessoas que ultrapassa os 500 mil nos meses de verão. ¿Os tradicionais estudos de proteção desenvolvidos pelos japoneses vão nos auxiliar a evitar a degradação das águas das nossas lagoas¿, afirmou a secretária.
Outro tema que o Estado buscará ampliar conhecimento técnico é com relação ao repovoamento de peixes. A pesca do bagre, por exemplo, é proibida no Estado porque o peixe está na lista dos animais ameaçados de extinção. Com técnicas adequadas para a produção de alevinos (peixe recém saído do ovo), o peixe poderá voltar a fazer parte da biodiversidade dos rios. Estas ações visam cumprir metas ajustadas junto à ANA.

A compatibilidade da convivência de atividades agrícolas de forma sustentável em área protegidas, como ocorre com o plantio de arroz irrigado junto ao Parque Estadual Delta do Jacuí e à APA do Banhado Grande será outro tema que a equipe gaúcha tratará com os japoneses.  À convite da prefeitura de Tóquio a equipe visitará ainda o sistema de tratamento de resíduos sólidos.
Acompanham a secretária Ana Pellini, a secretária adjunta Maria Patrícia Möllmann, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema Fernando Meirelles e o diretor técnico da Fepam Gabriel Ritter.



Fonte: FEPAM / SEMA
Fone: (51) 32888114 / 8115
 
http://www.fepam.rs.gov.br/noticias/noticia_detalhe_net.asp?id=14713
 
 
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do
povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade
o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
(Constituição da República Federativa do Brasil, 1988, artigo: 225)
 
 
             http://www.fepam.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário